Coral Plaza Blog

Natal - Cidade do sol
X
6 fev

Confira 3 dicas para se desconectar do trabalho nas férias

Atualmente, ficamos conectados quase 24h por dia. Até levantar no meio da noite para ir ao banheiro é motivo para olhar se chegou uma mensagem nova no celular. E cada vez mais pessoas tentam fugir desse ritmo alucinado pelo menos por alguns dias por ano. Se desconectar do trabalho nas férias é um ótimo modo de restabelecer as energias para voltar revigorado para a rotina depois de alguns dias de descanso.

Neste texto, vamos dar 3 dicas valiosas para que você consiga se desligar do celular e do computador durante as férias e se concentre em aproveitar o tempo com a família. Confira!

1. Programe-se

Férias não são realmente férias se você precisar ficar ligado no celular porque vai ser a primeira pessoa para quem vão ligar caso ocorra algum problema no trabalho. Faz parte do planejamento das férias também organizar as tarefas no escritório para que outras pessoas possam fazer o que você faz.

Quem vai tomar as decisões enquanto você estiver fora? Quem está no seu lugar sabe fazer tudo que você faz normalmente? Tire um tempo antes de sair de férias para repassar as demandas, ensinar o que os outros ainda não sabem, tirar dúvidas, e estabelecer o que pode ser realmente considerado uma emergência que só você pode resolver.

2. Estabeleça regras

É irreal imaginar que você vai desligar seu smartphone durante todo o período de descanso, já que o objetivo não é se desligar do mundo como um todo, e sim se desconectar do trabalho nas férias. Para tal, estabeleça regras para si mesmo: isso pode incluir não checar o e-mail profissional durante esse tempo ou só fazê-lo uma vez por semana, por exemplo.

Se você não consegue resistir à tentação de checar os e-mails para saber se está tudo em ordem, tente ao menos não responder: afinal, você está de férias! O seu e-mail deve ter uma resposta automática deixando claro que você não está disponível naquele período, e a quem a pessoa deve se dirigir em sua ausência.

Dessa forma, você pode ficar tranquilo e se preocupa apenas em se divertir durante as férias, porque outra pessoa estará cuidando daquela demanda.

3. Confie na sua equipe

O principal desafio de se desconectar do trabalho nas férias — principalmente quando se tem uma posição mais alta na empresa — é acreditar que as coisas podem funcionar sem você.

Nesses tempos em que resolvemos quase tudo pelo celular ou pelo computador, é difícil de acreditar que não é preciso ficar verificando se está tudo bem toda hora, pois, se não estiver, alguém, com certeza, vai arrumar uma forma de falar com você, muito provavelmente usando a boa e velha ligação, e não mensagens de WhatsApp ou e-mails.

Se você preparou bem seus colegas para suas férias, as coisas vão fluir no período da mesma forma que estavam fluindo quando você estava trabalhando. E quando você voltar, sua equipe terá dado conta de tudo que era essencial.

É preciso que você acredite que merece esse tempo de descanso, e que confie nas pessoas que ficaram para te cobrir. Assim, ao desconectar do trabalho nas férias, você conseguirá descansar sabendo que não vai acontecer nenhuma “tragédia” no escritório.

E aí, você curtiu essas dicas? Então, que tal curtir nossa página no Facebook para não perder nenhum dos nossos posts e atualizações? Nos acompanhe por lá!

 

Leave a Reply