Coral Plaza Blog

Natal - Cidade do sol
X
16 jul

Entenda as características e diferenciais dos tipos de hospedagem

Você e seu companheiro resolvem viajar, e, depois de escolher para onde ir, vem a maior dúvida: onde se hospedar? São tantas as opções que essa parte pode ser, no fim das contas, a que exige mais pesquisa, reflexão e planejamento. Cada tipo de hospedagem é ideal para um tipo de pessoa, de viagem e de propósito. Você precisa ponderar tudo isso na hora de fazer sua escolha.

Se você ainda está um pouco confuso sobre as diferenças e particularidades de cada tipo, este texto é para você. Confira!

1. Hotel

O hotel existe desde a Idade Média, e é o tipo de hospedagem mais comum e conhecido no mundo todo. É também o tipo que oferece a maior diversidade de serviços  existem hotéis que disponibilizam até helicópteros para os hóspedes!

Se o objetivo é uma viagem com o seu amor, você provavelmente vai ficar feliz em ter ao seu dispor café da manhã, restaurante, limpeza diária, serviço de lavanderia, áreas comuns de entretenimento e atendimento 24h no hotel. Os bons hotéis também garantem sua segurança, oferecendo cofre no quarto, por exemplo.

Uma viagem romântica tem que ser, acima de tudo, tranquila. Sem dores de cabeça para nenhum dos dois, para que vocês só consigam pensar em aproveitar o tempo juntos. Escolher um bom hotel para se hospedar, com certeza, vai ajudar nisso.

2. Pousada

As pousadas podem oferecer tantos serviços quanto os hotéis, com a diferença de que elas costumam ter bem menos quartos e, portanto, serem bem mais intimistas, ótimas para se desconectar do mundo a sua volta. Muito comuns em cidades pequenas, onde o número de turistas talvez não seja o suficiente para encher um hotel, as pousadas, geralmente, são feitas aproveitando alguma construção anterior, como um casarão, sítio ou chácara. 

Nas cidades do interior, as pousadas oferecem um café da manhã caprichado geralmente, cheio de quitutes regionais feitos ali mesmo ou por comerciantes locais. É o tipo de hospedagem perfeito para quem ama conhecer a culinária do lugar. Se você for viajar por Minas Gerais, por exemplo, não faltarão variedades de queijos, pães de queijos e cafés, tudo servido no melhor estilo “casa de vó”.

3. Apartamento de aluguel

Até a criação do site Airbnb, o aluguel de apartamentos em outro local só era possível por meio de conhecidos em comum, ou se fosse para uma estadia bem mais longa, através de imobiliárias ou serviços parecidos que ofereciam o aluguel por temporada.

O site removeu toda a burocracia do processo de aluguel para as duas partes, permitindo que as pessoas reservassem apartamentos do outro lado do mundo, lessem comentários de outros hóspedes, negociassem diretamente com os donos, além de também oferecer uma oportunidade de renda extra para quem quisesse deixar seu apartamento disponível.

Para quem viaja em grupo, essa pode ser uma ótima opção. Dividir uma casa grande pode ficar bem mais em conta se estiver com a família completa ou com os amigos. Além disso, o aluguel de apartamento dá oportunidade de conhecer casas de pessoas diferentes em vários lugares: principalmente se estiver indo para outro país, isso pode ser muito legal!

4. Hostel

Os hostels são um tipo de hospedagem perfeito para os mochileiros. Na maioria das vezes, eles viajam sozinhos, sem muita grana e sem muita bagagem. Se o que você está buscando é um lugar seguro para dormir, descansar, tomar banho e trocar ideias com outros viajantes na mesma situação, um hostel é o lugar para você.

Os hostels costumam oferecer quartos coletivos com várias camas ou beliches, e você ainda receberá um armário com cadeado — na maioria dos hostels, você leva o seu cadeado  para guardar seus pertences. O banheiro também costuma ser coletivo, mas existem hostels que oferecem quartos privativos com banheiro por um preço mais alto (e, às vezes, vale mais a pena um hotel do que um hostel nessa modalidade).

Os quartos conjuntos não têm muita privacidade. Contudo, para quem está em busca de um companheiro de viagem, eles podem ser ideais, porque a proximidade e a autonomia — você faz seu café, seu almoço e lanche, arruma sua cama, etc.  acaba criando espaço para os hóspedes se ajudarem e compartilharem histórias e aventuras.

5. Apart-hotel

O apart-hotel tem esse nome não é à toa! Esse tipo de hospedagem é a junção das vantagens de um apartamento (apart) e um hotel. Os prédios de apart-hotel, geralmente, incluem serviços como café da manhã, serviço de quarto, restaurante, lavanderia e garagem. Eles também oferecem áreas de convívio como piscina, sauna e salão de jogos.

Além de todas essas facilidades, o apartamento contém uma cozinha completa, o que facilita se você for ficar por um período mais longo e não quiser comer fora todo dia. Dá para ir ao supermercado e preparar as refeições normalmente. A comodidade de um apart-hotel fará você se sentir em casa, e esse tipo de hospedagem pode ser perfeito para uma viagem de casal, ou de família ou até com os amigos.

6. Couchsurfing 

Se você está indo viajar, mas não tem grana alguma para investir com a hospedagem, fazer couchsurfing pode ser uma alternativa. A plataforma CouchSurfing.com conecta viajantes, que precisam de hospedagem, com os moradores da cidade que estão dispostos a oferecer um sofá ou uma cama gratuitamente.

Mas se engana quem acha que esse modo de viajar serve apenas para quem não tem fundos. “Surfar” no sofá dos outros se tornou, para muitos, um estilo de vida. É a oportunidade de conhecer gente nova, fazer novos amigos, descobrir novas culturas e ainda ter alguém que te leve para conhecer a cidade.

As pessoas no site costumam se encontrar por hobbies em comum, como cozinhar, tocar algum instrumento, gostar de ler ou gostar de ir para festas. A ideia da plataforma é que, se você já ficou na casa de alguém ou se você compartilha desse ideal, você também ofereça seu sofá em algum momento, sempre alimentando o sistema de possibilidades. No entanto, essa opção não é das mais confortáveis para casais.

E aí, gostou do nosso artigo? Agora que você já escolheu o tipo de hospedagem para sua próxima viagem romântica, que tal entrar em contato com a gente para planejarmos juntos sua estadia?

Leave a Reply