Coral Plaza Blog

Natal - Cidade do sol
27 jul

“Pense num lugar Gostoso”

“Aqui se faz Gostoso”. Essa era a frase que estava estampada no pórtico de entrada da pequena cidade 5000 habitantes de São Miguel do Gostoso, localizada a 110 km ao norte da capital potiguar, Natal.

Emancipada nos anos 90, São Miguel do Gostoso, fazia parte do município de Touros um local estratégico no continente Americano pois ali é o local onde o Brasil literalmente faz a curva e o litoral brasileiro passa a ser sentido Leste – Oeste.

O acesso desde de natal é fácil, saindo desde qualquer meio de hospedagem em Ponta Negra, após atravessar a Ponte Newton Navarro deve se tomar o acesso BR 101 norte. A estrada é boa, sem muito transito e muitas retas.

No início da BR 101, um pouco depois da entrada para São Miguel, se encontra o Farol do Touros. O mais alto da América Latina e o marco 0 da BR 101 que cruza o país do Nordeste ao extremo sul por 4772 km.

Mas não é só esse detalhe geográfico que caracteriza o local. No município de Gostoso, vamos chama-lo carinhosamente dessa forma daqui em diante, mas precisamente na praia do Marco, foi chantado em 1501, o primeiro marco colonizador Português, o único original ainda existente no Brasil, que hoje se encontra no Forte dos Reis Magos, em Natal.

Nos dias atuais, sopram em Gostoso, os bons ventos do Turismo e das energias de fonte renováveis com a Eólica.

Esse vento constante, transformou Gostoso em um dos paraísos mais procurado por velejadores de Kite e Wind Surf do mundo inteiro. A babel das velas. Velejadores Brasileiros, Italianos, Alemães, Franceses, espanhóis dividem pacificamente suas águas, fazendo que a praia da Ponta do Santo Cristo, a mais procurada pelos esportistas, uma aquarela em movimento de cores e velas que vem e vão durante horas do dia.

 

Henrique José da Costa Júnior

Mercadólogo Cearense, Potiguar de adoção e Coração.

Leave a Reply