Coral Plaza Blog

Natal - Cidade do sol
X
9 jan

Qual a melhor época para viajar para a praia? Descubra aqui!

Está querendo ir de férias para as praias nordestinas e só falta decidir quando será a viagem? Escolher a época a fim de viajar para a praia é muito mais fácil do que pensar em uma viagem para a Argentina ou mesmo o sul do Brasil, onde as temperaturas podem variar muito durante o ano. Mas, ainda assim, é sempre aconselhável fazer um planejamento antes de viajar, de forma a evitar surpresas e ter uma experiência mais agradável.

Neste texto, vamos elencar alguns tópicos para você prestar atenção quando for decidir em qual período deve viajar para a praia, considerando as características da Região Nordeste. Confira!

Alta e baixa temporada

Nas férias, viajar para a praia fica mais caro. Isso é bem óbvio, já que muita gente vai ter a mesma ideia que você e as cidades costeiras vão encher, fazendo os preços subirem. A alta temporada ocorre em julho e de dezembro a fevereiro. Como no Nordeste dizem que o verão começa em julho, não tem essa de férias de verão ou inverno. As duas são férias de verão e são alta temporada.

De março a junho e de agosto a novembro, o fluxo de turistas diminui, mas não deixa de existir. Na baixa temporada, os hotéis costumam oferecer pacotes com ótimos preços, além das companhias aéreas fazerem promoções relâmpago.

Se você não curte uma praia muito cheia, a baixa temporada também é mais adequada, já que, dependendo dos dias, o movimento maior é de habitantes locais.

Estação de chuvas

A maior parte do Nordeste tem 300 dias de sol no ano, o sonho de todo mundo que vai viajar para a praia. Mas, como o litoral nordestino é uma faixa extensa, a probabilidade de chuva pode variar de acordo com a localização. Quanto mais ao norte, o clima é mais seco.

No sul da Bahia, perto de Ilhéus e Porto Seguro, as chuvas são bem distribuídas o ano todo, o que significa que o verão é menos chuvoso. A faixa que se estende do norte da Bahia até o Rio Grande do Norte tem chuvas vindas do Sudeste de abril a junho. Entre outubro e dezembro, ocorrem as famosas chuvas de verão, rápidas e esporádicas.

Do Ceará ao Maranhão, é aquela coisa: tem ano que nem o inverno nem a chuva chegam. Se chegarem, será entre os meses de março e maio. A partir de julho, o sol é garantido e o vento começa a soprar mais forte, podendo ser tanto um refresco para os turistas como um atrativo para os praticantes de kitesurf ou windsurf.

De qualquer forma, antes de viajar é bom dar uma conferida no Climatempo e confirmar as roupas para levar na mala. O Nordeste é tão lindo que, faça sol ou faça chuva, vale a pena conhecer!

Temperaturas

O calor nordestino pode ser um dificultador para os turistas, principalmente as crianças. Para quem não está acostumado, o tempo quente e seco pode causar desânimo e cansaço. A média de temperatura anual fica entre 20 ºC e 28 ºC, mas, no verão, as máximas podem chegar a 38 ºC, no período coincidente com a alta temporada.

Na baixa temporada do primeiro semestre, as temperaturas são mais amenas, sendo ideais para quem quer curtir a praia sem sofrer com o calor.

Lembre-se que, mesmo que você adore o calor e o sol, na hora de viajar para a praia é preciso se proteger, passando protetor solar de meia em meia hora!

E aí, já está planejando sua próxima viagem com a família para o Nordeste? Comente aí embaixo!

Leave a Reply