Coral Plaza Blog

Natal - Cidade do sol
X
28 fev

Vai para o Rio Grande do Norte? Conheça as principais expressões potiguar

O natalense tem um jeitinho todo particular de falar, com expressões regionais muito próprias. Assim, especialmente para quem planeja visitar o estado, é muito legal aprofundar-se no vocabulário e aprender mais sobre as gírias potiguares. 

Pensando nisso, selecionamos nesse post 14 expressões do Rio Grande do Norte para que você possa conhecer e se integrar um pouco mais à cultura local. Confira!

1. Resenha

Muito versátil e adaptável, “resenha” significa conversar, falar uma novidade, contar uma fofoca ou dizer algo engraçado. Nesse mesmo sentido, também é utilizada a expressão “rasga aí”, que significa contar tudo. Então, depois de uma viagem incrível, pode ser que um amigo lhe peça uma “resenha” do passeio!

2. Boy

Típica expressão potiguar, “boy” é uma das formas mais comuns para se referir tanto a rapazes quanto a moças. Independe da idade e do gênero e é muito utilizada por lá, como em “boyzinho”, “boyzinha” ou “o boy” e “a boy”.

3. Avia

Já a palavra “avia” sugere ao outro que se apresse para vir, significa “venha, ande logo!”.

4. De rocha

A expressão “de rocha”, por sua vez, é usada quando se está de acordo com o que foi dito. Você fala quando concorda com alguém.

5. Rebola

“Rebola” também adquire um novo sentido por lá, onde significa “jogar fora”. 

6. Vai chegar

Agora quando alguém no Rio Grande do Norte, em especial o natalense, vai deixar um local, ele que “vai chegar”. É uma forma de dizer que está partindo. Curioso, não?!

7. Tem pareia não

Já “tem pareia não” significa que algo é incomum, sem igual ou muito bom. Então, quando você conhece uma praia incrível, você pode dizer que essa praia “tem pareia não”.

8. Cheiro

Um “cheiro” (chero ou xero) por lá não está relacionado necessariamente ao verbo cheirar, mas sim a um beijo. Assim, quando você manda um “cheiro”, você manda um beijo a alguém. 

9. Malhar

Malhar significa exercitar-se na academia, certo?! Mas para os potiguares também ganha outro sentido. Para eles significa zombar, caçoar, expor ao ridículo. É utilizado na forma “malhar alguém” e, nessa mesma proposta, também utilizam a palavra “mangar”.

10. Massa

“Massa” pode ser macarrão ou a base utilizada em pães e pizzas, mas para os potiguares é muito utilizada para descrever uma pessoa bacana, alguém muito legal!

11. Tampa

“Tampa” por lá não é só a peça que fecha um recipiente, mas é também um elogio. Significa que você é inteligente ou expert no que faz.

12. Moído 

Da mesma forma, “moído” não significa somente algo triturado, mas também uma situação complicada, embaraçosa, constrangedora, polêmica. Pode remeter a uma briga ou a um caso criado, como em “ontem teve um moído na festa que fui”.

13. Pia

Ainda, no Rio Grande do Norte, quando alguém quer mostrar algo para outra pessoa, fala-se “pia”. É uma forma de dizer “espia só!”, “olhe!”. 

14. Bixiga

“Bixiga”, por sua vez, significa algo espantoso, de caráter ruim, como em “eita bixiga!”, que quer dizer “eita lasqueira!”, ou “que bixiga é isso?”, que quer dizer “que diabos é isso?”.

Com essas expressões do Rio Grande do Norte, de forma divertida você participará da experiência também no aspecto linguístico. Assim, você compreende o que é falado, comunica-se e aprecia a rica diversidade cultural em nosso país!  

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe nas redes sociais e divulgue para seus amigos também conhecerem o vocabulário potiguar! 

Leave a Reply